27 de agosto – Dia do Psicólogo

Imagem enviada por email pelo CRP-02 para os psicólogos inscritos nesta regional

É hoje! Dia Nacional do Psicólogo! No dia 27 de agosto de 1962, através da Lei 4.119/62 (ou seja, há apenas 54 anos), foi regulamentada a profissão de psicólogo, bem como os cursos de formação em Psicologia (antes disso, não havia faculdade de Psicologia e os psicólogos se formavam através da faculdade de Filosofia). Desde então nossa ciência e profissão passou por diversos avanços e reconhecimentos não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

O psicólogo é um profissional que pode atuar em diversas áreas e especialidades, trabalhando sempre em função do ser humano e do cuidado com o outro: faz recrutamento, seleção, atende no consultório, trabalha nos hospitais, na escola, faz diagnóstico, prevenção, pesquisas, supervisiona, elabora laudos e pareceres psicológicos, trabalha com atletas, alunas/os, professores, com o social, o jurídico, com a cognição, as emoções, entre tantas outras possibilidades.

Não é uma tarefa fácil lidar com a subjetividade e com o que há de mais precioso em cada ser humano; sua própria história e individualidade. É preciso disponibilidade, dedicação e muito estudo para que a(o) profissional possa fazer o seu trabalho da melhor forma possível e possa fortalecer não somente sua identidade profissional, mas, contribuir com o reconhecimento social da sua profissão; a Psicologia avança com a vitória de cada uma(um) de vocês que fazem parte também do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02).  Competência, ética e responsabilidade devem ser a marca da(o) profissional da Psicologia. O compromisso da nossa profissão é com a sociedade e com todas(os) àquelas(es) que procuram os serviços da Psicologia. Muito se tem ainda a fazer, mas muito se tem para comemorar. – Trecho do email enviado pelo CRP-02 para os psicólogos inscritos nesta regional

Arquivo pessoal

Há 7 anos tomei a difícil decisão de largar a faculdade de Direito e me dedicar à Psicologia, uma ciência e profissão que me chamou, me escolheu e eu aceitei o seu chamado com todo amor e dedicação. Foi muito difícil, meus amigos mais próximos sabem tudo que precisei enfrentar pra conseguir concluir meu curso e realizar meu sonho. Há 2 anos eu sou Psicóloga. Há 2 anos eu me sinto completa por poder ajudar e cuidar de pessoas. Continua não sendo fácil, as dificuldades são muitas, o nosso trabalho é árduo e muitas vezes não é reconhecido. Nós salvamos vidas, nós melhoramos vidas, nós ajudamos a dar sentido à vidas. E eu não poderia ser mais feliz por pertencer a esta classe profissional. Eu AMO ser psicóloga! Feliz dia do psicólogo a todos os meus colegas de profissão!


ATENÇÃO: O conteúdo deste site é de caráter informativo. Se você precisar de ajuda especializada, não hesite: entre em contato com um(a) profissional da sua cidade. Sempre que for utilizar algum texto de minha autoria, o faça em formato de citação, com os devidos créditos e link para a postagem original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *